No Concerto MEC desta sexta-feira (27) lembramos duas datas de estreia na música de concerto.
No dia 27 de novembro de 1842, Mikhail Glinka concluía sua Ópera Russlan e Ludmila, que ele havia iniciado em 1837, inspirado no poema de mesmo nome de Alexander Pushkin.
Pushkin estreou a ópera de cinco atos no Teatro Kamenyi em São Petersburgo, mas quatro anos depois teve sua estreia também em Moscou, no Teatro Bolshoi.
Hoje, a ópera Russlan e Ludmila, de Mikhail Glinka, é uma das mais importantes do Bolshoi, e já foi apresentada mais de setecentas vezes em diferentes produções.
O maestro e compositor russo, Anton Rubisntein classificou o violinista Henryk Wieniawski como o maior de seu tempo.
Wieniawsky nasceu em Lublin, na Polônia, e possuía a mistura de estilo da escola francesa com o temperamento eslavo.
Sua técnica impecável ao violino produzia um som quente e rico, que emocionava os ouvintes.
O famoso compositor e violinista Fritz Kreisler também elogiou a técnica de Wieniawski, exaltando o vibrato produzido no violino, que ele levava a alturas até então nunca alcançadas.
O Concerto Número 2 em Ré Menor, para violino e orquestra, Opus 22, de Wieniawski, foi escrito durante o período em que ele morou em São Petersburgo.
Considerado o seu melhor trabalho, o Concerto Número 2 é ricamente melódico e, como suas demais obras, escrito para mostrar o seu próprio virtuosismo.
Com relação à sua obra, muitos têm sugerido que a música de Wieniawski resistiu ao tempo, assim como seu legado como violinista e compositor. Com certeza, Henryk Wieniawski continuará a influenciar futuros intérpretes e prodígios do violino em todo o mundo.
O Concerto Número 2 em Ré Menor, para violino e orquestra, Opus 22, de Wieniawski, estreou no dia 27 de novembro de 1862, em São Petersburgo sob a regência de Nikolai Rubinstein.
Complementando a edição de hoje do Concerto MEC, mais duas peças de Henryk Wieniawski:
A Polonaise Número 1 em Ré Maior, e La Cadenza, para violino solo.
Ouça a MEC FM no player.
O Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 12h às 13h, na MEC FM
Produção: Fernando Neiva
Apresentação: Raquel Ricardo