Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais sobre a estreia do poema sinfônico Hamlet de Tchaikovsky

A composição foi lançada na mesma data de hoje, em 1888

Concerto MEC

No AR em 24/11/2020 - 12:00

O Concerto MEC desta quarta-feira (24) destaca a Abertura-Fantasia Hamlet, Opus 67, de Tchaikovsky, que estreou em 24 de novembro de 1888.

O poema sinfônico foi a forma musical perfeita para o romantismo do século XIX.

Integrado em um só movimento, o poema sinfônico era uma garantia de que a música orquestral podia ser tão expressiva e dramática como a ópera.

Além disso, ligou a música ao mundo da poesia e da literatura.

Nesse sentido, as peças de Shakespeare foram exploradas por vários compositores, inclusive Tchaikovsky, que dedicou três de seus poemas sinfônicos ao mestre inglês da dramaturgia.

As Variações sobre um Tema Rococó em Lá Maior, Opus 33, foram a primeira composição de Tchaikovsky para violoncelo e orquestra.

Foram escritas de dezembro de 1876 a janeiro de 1877, e, por muitos anos, ficaram conhecidas apenas em uma versão do editor e violoncelista alemão Wilhelm Fítzenhágen, amigo de Tchaikovsky, a quem a obra foi dedicada.

Fitzenhágen estreou as Variações Rococó em novembro de 1877, em Moscou, sob a regência de Nikolai Rubinstein.

Ele era professor do Conservatório de Moscou, e fez várias adições ao manuscrito de Tchaikovsky, cuja versão original foi reconstruída e publicada pela primeira vez na década de 1950.

Tchaikovsky admirava muito o estilo clássico, mas o tema não é realmente de origem rococó, mas sim um tema original do próprio compositor no estilo rococó.

Ouça a MEC FM no player.

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 12h às 13h, na MEC FM

Produção: Fernando Neiva

Apresentação: Raquel Ricardo

Criado em 23/11/2020 - 07:01

Mais do programa