Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a Ópera Cinderela, de Gioacchino Rossini e o Concerto para Violoncelo de William Walton

O Concerto MEC desta segunda-feira traz duas obras que estrearam em 25 de janeiro

Concerto MEC

No AR em 25/01/2021 - 12:05

No dia 25 de janeiro de 1817, foi apresentada, pela primeira vez, a Ópera Cinderela, de Gioacchino Rossini, que tinha apenas 25 anos quando a compôs.

Também no dia 25 de janeiro, estreava em 1957, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, o Concerto para Violoncelo de William Walton.

A Ópera Cinderela, ou em italiano, La Cenerentola, de Gioacchino Rossini foi escrita ela, em apenas três semanas, logo após o grande sucesso do Barbeiro de Sevilha, estreada no ano anterior, 1816.

Cinderela é tida como tendo alguns dos melhores trechos para voz solo e conjuntos de vozes, e estreou no teatro Valle de Roma, em 25 de janeiro de 1817.

O compositor inglês William Walton escreveu o Concerto para Violoncelo em 1956, e este foi o terceiro e último concerto que ele fez para instrumentos de cordas.

Walton compôs a obra entre fevereiro e outubro de 1956, encomendada pelo violoncelista russo naturalizado americano Gregor Piatigorsky.

Piatigorsky foi também o solista na estreia em Boston, em 25 de janeiro de 1957, e previu que o Concerto para Violoncelo, de William Walton, entraria para o repertório internacional. De fato, a gravação de Gregor Piatigorsky foi seguida por inúmeras outras de artistas do mundo inteiro.

No entanto, as reações iniciais ao concerto de Walton foram tanto a favor como contrárias. Alguns críticos acharam o trabalho antiquado, enquanto outros o chamaram de obra-prima.

Ouça a MEC FM no player abaixo:

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na MEC FM.

Criado em 22/01/2021 - 17:58

Mais do programa