No dia 25 de janeiro de 1817, foi apresentada, pela primeira vez, a Ópera Cinderela, de Gioacchino Rossini, que tinha apenas 25 anos quando a compôs.
Também no dia 25 de janeiro, estreava em 1957, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, o Concerto para Violoncelo de William Walton.
A Ópera Cinderela, ou em italiano, La Cenerentola, de Gioacchino Rossini foi escrita ela, em apenas três semanas, logo após o grande sucesso do Barbeiro de Sevilha, estreada no ano anterior, 1816.
Cinderela é tida como tendo alguns dos melhores trechos para voz solo e conjuntos de vozes, e estreou no teatro Valle de Roma, em 25 de janeiro de 1817.
O compositor inglês William Walton escreveu o Concerto para Violoncelo em 1956, e este foi o terceiro e último concerto que ele fez para instrumentos de cordas.
Walton compôs a obra entre fevereiro e outubro de 1956, encomendada pelo violoncelista russo naturalizado americano Gregor Piatigorsky.
Piatigorsky foi também o solista na estreia em Boston, em 25 de janeiro de 1957, e previu que o Concerto para Violoncelo, de William Walton, entraria para o repertório internacional. De fato, a gravação de Gregor Piatigorsky foi seguida por inúmeras outras de artistas do mundo inteiro.
No entanto, as reações iniciais ao concerto de Walton foram tanto a favor como contrárias. Alguns críticos acharam o trabalho antiquado, enquanto outros o chamaram de obra-prima.
Ouça a MEC FM no player abaixo:
O Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na MEC FM.