Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca duas obras que estrearam em 21 de janeiro

Música para Cordas, Percussão e Celesta, de Béla Bártók, e o Balé Agôn, de Igor Stravinsky

Harmonia

No AR em 21/01/2021 - 20:00

O Harmonia desta quinta, 21 de janeiro, comemora as estreias de duas obras: Música para Cordas, Percussão e Celesta, de Béla Bártók, em 1937, e o Balé Agôn, de Igor Stravinsky, estreada em 1957.

A palavra Agôn, usada por Stravinsky para O Balé, é um termo grego para indicar um conflito ou uma luta, como numa competição de atletismo.

Mas, o coreógrafo George Balanchine explicou que via seu balé neo-clássico-modernista mais como uma construção medida no espaço.

O Balé Agôn não tem uma história, mas apresenta uma série de movimentos de dança, onde 12 dançarinos interagem em pares, trios e quartetos. Vários movimentos são baseados em danças da corte francesa do século 17, como a sarabanda e a galharda.

Stravinsky começou a compor o Balé Agôn em 1953, e interrompeu no ano seguinte tendo retomado o trabalho em 1956.

Em 1934, o maestro suíço Paul Sacher casou-se com a herdeira da indústria farmacêutica Roche. Agora, milionário, Paul Sacher pôde aplicar seus recursos em uma de suas paixões, a Música Nova.

E para celebrar os dez anos da Orquestra de Câmara de Basel, que havia fundado, Sacher encomendou uma obra a um dos compositores de vanguarda da época, Béla Bártók.

A obra escrita por Bartók foi a Música para Cordas, Percussão e Celesta, que seria reconhecida como uma de suas obras primas, e uma das maiores do século 20.

A obra é instrumentada para dois grupos de cordas completos, colocados em lados opostos do palco. Ao centro, um grupo de percussão, com xilofone, caixa, pratos, tam-tam, bumbo, tímpanos, a celesta e um piano.

Ouça a MEC FM no player abaixo:

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Criado em 20/01/2021 - 22:03

Mais do programa