Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC destaca a estreia da Sinfonia n° 9 – A Grande, de Schubert

Somente onze anos depois da morte de Schubert, Robert Schumann reencontrou a partitura e providenciou sua estreia em 1839

Concerto MEC

No AR em 12/03/2021 - 12:05

O Concerto MEC desta sexta, dia 12 de março, destaca a estreia da Sinfonia número 9, em dó maior, D.944 – A Grande, de Franz Schubert.

A obra, especialmente dedicada à Sociedade Filarmônica de Viena, foi considerada, na época, muito difícil e pesada, pelos  trechos muito longos dos instrumentos de sopro e de cordas.

Somente onze anos depois da morte de Schubert, Robert Schumann reencontrou a partitura da então rejeitada Sinfonia número 9, e providenciou sua estreia em 1839, na  Gewandhaus de Leipzig, sob a direção de Felix Mendelssohn.

Schubert teve uma vida curta, de intenso trabalho e pouco reconhecimento público. Homem modesto e afável, ele pôde se dedicar à composição, e suas sinfonias hoje fazem parte do repertório das grandes orquestras. É admirável o senso de Schubert para o colorido orquestral e para as nuances sonoras, se levarmos em conta que somente as sinfonias escritas na sua adolescência foram ouvidas pelo compositor.

Schubert desenvolveu, aos poucos, seu estilo no gênero sinfônico, uma vez que seu talento sempre se concentrou nas pequenas formas musicais, como a canção.

Ele seguiu uma direção diferente das obras intimistas de Mendelssohn, Schumann e Brahms, ou das sinfonias com programas extramusicais de Berlioz e Liszt.
    
A grande Sinfonia de Schubert, ignorada por muito tempo, possui qualidades comuns às sinfonias de Bruckner e Mahler como a unidade cíclica e a fluidez do discurso melódico.

Ouça a MEC FM :

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na MEC FM.

Tags:  Franz Schubert

Criado em 11/03/2021 - 20:45

Mais do programa