Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC destaca a composição "Pedro e o Lobo", opus 67, de Sergei Prokofiev

Pedro e o Lobo é uma das composições mais executadas de Prokofiev

Concerto MEC

No AR em 03/05/2021 - 12:05

O Concerto MEC  desta segunda-feira (3) destaca a composição musical Pedro e o Lobo, opus 67, de Sergei Prokofiev, que estreou há 85 anos, no dia 2 de maio de 1936, no Conservatório de Moscou. 

Pedro e o Lobo é uma das composições mais executadas de Prokofiev e de todo o repertório da música de concerto. 

Nela, o narrador conta uma história infantil, enquanto a orquestra ilustra com os instrumentos representando cada um dos personagens. 

Assim, na instrumentação de Pedro e o Lobo, de Prokofiev, o menino Pedro é interpretado por um quarteto de cordas enquanto o Lobo é representado por três trompas. 

O avô do menino pelo fagote, o Pato pelo oboé, o Gato é representado pelo clarintete, o passarinho pela flauta e os caçadores pelo naipe das madeiras. 

Os disparos dados pelos caçadores são representado na orquestra pelos tímpanos e pelo bumbo. 

 A história de Pedro e o Lobo surgiu em 1936, quando Prokofiev foi contratado pela diretora do Teatro em Moscou, Natalya Sats, para escrever uma sinfonia musical para crianças.  Ele conheceu a diretora depois de visitar o teatro dela várias vezes com seus filhos, e os dois resolveram apresentar às crianças os instrumentos da orquestra individualmente. 

Além de inúmeras gravações com artistas e celebridades interpretando o narrador, Pedro e o Lobo também virou um filme de animação de Walt Disney em 1946. 

A ideia surgiu depois de Prokofiev ter visitado os estúdios em Los Angeles, e mostrar o tema musical no piano ao próprio Walt Disney, que se entusiasmou com a ideia.

Ouça a MEC FM no player:

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM.

Criado em 03/05/2021 - 10:05

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa