Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia o compositor alemão Johannes Brahms

Brahms é um dos compositores alemães mais destacados do romantismo musical da Europa no século 19

Concerto MEC

No AR em 06/05/2021 - 12:05

O destaque do Concerto MEC desta quinta-feira (06) é o aniversário do compositor alemão Johannes Brahms, nascido no dia 7 de maio de 1833, em Hamburgo. 

Brahms é um dos compositores alemães mais destacados do romantismo musical da Europa no século 19, tendo se dedicado a quase todos os gêneros, com exceção da ópera e do balé. 

Para muitos, ele foi o sucessor de Beethoven, e sua primeira sinfonia foi chamada de a Décima de Beethoven.

Pianista virtuoso, Brahms estreou muitas de suas próprias obras, e trabalhou com os maiores intérpretes da época, como Clara Schumann e o violinista Joseph Joachim, a quem dedicou a Sonata número 1, em dó maior.

 As Variações sobre um Tema de Haydn, uma das peças mais conhecidas e executadas de Brahms, são chamadas também de Variações Santo Antônio, por terem sido escritas sobre o tema de um Divertimento para sopros, chamado de Coral de Santo Antônio. 

 A obra foi atribuída a Joseph Haydn, mas era costume dos editores do século 19 associarem uma peça a um compositor famoso, para aumentar as vendas daquela música. 

Brahms manteve a harmonização original dessa singela melodia de peregrinos, mas o compositor estava, nessa época, se dedicando ao estudo do contraponto e, durante as Variações, a melodia do Tema principal se transforma com a riqueza da orquestração.

O compositor alemão dominou a linguagem do contraponto musical e as Variações sobre um Tema de Haydn, ou Coral de Santo Antônio, são uma prova dessa conquista do compositor. 

Ouça a MEC FM no player.

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM.

Tags:  Johannes Brahms

Criado em 06/05/2021 - 07:58

Mais do programa