Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia o compositor alemão Richard Strauss

Strauss é considerado um dos compositores mais importantes do final do romantismo

Concerto MEC

No AR em 11/06/2021 - 12:05

O Concerto MEC desta sexta-feira (11) comemora o nascimento do compositor alemão Richard Strauss, que ocorreu nesta data em 1864.

Maestro, pianista e violinista, Strauss é considerado um dos compositores mais importantes do final do romantismo e do início do período moderno.

Richard Strauss é apontado como o sucessor de Wagner e Liszt, e ao lado de Gustav Mahler, representa o romantismo tardio, onde o compositor combinou sua orquestração pioneira com um estilo avançado na harmonização.

Nascido em 11 de junho de 1864, Strauss era filho de um trompista da orquestra local, que lhe deu uma formação musical bem estruturada, lhe permitindo aos seis anos de idade escrever sua primeira composição e aos oito começar a ter aulas de violino na Escola Real de Música de Benno Walter, primo de seu pai. 

As primeiras obras de Strauss eram conservadoras, mas depois de conhecer o compositor Alexander Ritter, Strauss mudou seu estilo, passando a escrever os poemas sinfônicos que marcaram sua carreira.

As primeiras óperas que Richard Strauss ouviu foram Lohengrin e Tannauser, de Wagner em 1874, mas seu pai não queria que ele estudasse a música desse compositor.

Somente aos 16 anos, conseguiu uma partitura de Tristão e Isolda, de Wagner, o compositor que mais influenciou seu desenvolvimento musical.

No início da Guerra, Strauss cooperou com o regime nazista, procurando proteger sua nora e netos, que eram judeus.

Em 1945, no fim da Segunda Guerra, ele foi detido em sua propriedade por soldados norte-americanos.

Ele então anunciou ao oficial que era Richard Strauss, o compositor das óperas Salomé e Cavaleiro da Rosa. 

O oficial, que era músico, conhecia a obra de Strauss e ordenou que fosse colocada no gramado da casa uma placa com os dizeres: Fora dos Limites, para proteger o compositor.

Ouça a MEC FM no player

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM.

 

Tags:  Richard Strauss

Criado em 11/06/2021 - 10:51

Mais do programa