Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto Mec homenageia o compositor inglês Edward Elgar

Elgar nasceu em 2 de junho de 1857

Concerto MEC

No AR em 02/06/2021 - 07:10

O Concerto Mec desta quarta-feira homenageia o compositor inglês Edward Elgar, nascido em 2 de junho de 1857. 

A instrução musical de elgar foi dada pelo próprio pai que lhe ensinou piano, órgão e violino, mas depois Elgar seguiu seu caminho sozinho como músico autodidata. 

De 1900 a 1901, elgar escreveu um retrato musical da cidade de londres, usando o apelido cocaigne para a obra, uma gíria para guloso e embriagado.

Elgar dedicou a abertura in london town a muitos amigos, os membros das orquestras britânicas, e explicou o subtítulo cocaigne para descrever a cidade de londres de maneira alegre, bem-humorada, mas não vulgar.

A abertura in London Town apresenta vários aspectos de londres da virada do século 19 para o século vinte, e começa com um tema tranquilo, que nos leva a uma sequência de cenas londrinas da época de Elgar :

Os Cockneys, os sinos da igreja, os casais românticos, e uma banda de sopro um pouco irregular, terminando com uma explosão de som orquestral, bem ao gosto de Elgar. 

 A próxima obra, a suíte a coroa da índia, foi escrita para a visita do rei jorge quinto à índia e sua coroação como imperador, e o título se refere à índia como a jóia da coroa do império britânico.

 Elgar representou bem esse período da história inglesa, que vai da rainha vitória ao fim da primeira guerra.

A suíte a coroa da índia foi escrita em cinco partes:

  •  Introdução – dança das meninas dançarinas
  •  Minueto
  • Dança do guerreiro
  • Intermezzo
  • Marcha dos imperadores mogul

O concerto mec desta quarta-feira homenageia o compositor inglês edward elgar, nascido em 2 de junho de 1857.

Elgar desenvolveu a peça the farm yard para um conjunto que se reunia em um galpão de jardim, os anos 1878 e 1879, do qual ele também fazia parte

O irmão de elgar tocava oboé, e dois amigos dele eram flautistas respeitáveis, enquanto o irmão de um dos amigos foi convidado como clarinetista e o próprio elgar aprendeu sozinho a tocar fagote.

Os cinco amigos se encontravam nas tardes de domingo para tocar juntos, e Elgar se encarregava de sempre fornecer uma nova composição, ou arranjo para os ensaios semanais do quinteto.

Encerramos com sospiri, opus 70, um adágio para orquestra, composto por Elgar pouco antes do início da primeira guerra.

Sospiri foi escrito originalmente para violino e piano como acompanhamento para outra peça, a salut d’amour, escrita para sua esposa, alice, pois Elgar havia pensado em chamá-lo de souspir d’amour. 

 

Criado em 02/06/2021 - 07:10

Mais do programa