Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC traz obras de Claude Debussy para o piano

Nascido em 22 de agosto de 1862, o francês Debussy foi criador de um estilo musical original, inspirado nos ideais da pintura impressionista e da poesia simbolista

Concerto MEC

No AR em 23/08/2021 - 12:05

O programa de hoje destaca o compositor francês Claude Debussy, nascido em 22 de agosto de 1862. Criador de um estilo musical original, Debussy se inspirou nos ideais da pintura impressionista e da poesia simbolista. 

Da obra para piano de Debussy, selecionamos a Suíte Bergamasque, a suíte Childres’s Corner, e o Segundo Livro de Prelúdios, de 13 a 18, que abre o programa, na interpretação do pianista Andrei Diev.

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM. Ouça o programa desta segunda (23) no player abaixo:

A vocação musical de Debussy foi descoberta pela pianista Madame Mauté de Fleurville, que o preparou para o Conservatório de Paris, onde foi admitido em 1873, com apenas 11 anos de idade.

No Conservatório, Debussy adquiriu fama de revolucionário, chamando a atenção dos professores, o que chegou aos ouvidos da milionária russa Nadezda von Meck, a protetora de Tchaikovsky.

Em 1879, aos 17 anos, Debussy foi convidado para acompanhar Nadezda von Meck como seu pianista de câmara e professor de piano dos seus filhos, durante as viagens de verão da família, através da França, Suíça e Itália. Nesta viagem, Debussy conheceu grandes músicos como Wagner e Liszt.

O compositor rompeu com as normas da harmonia clássica e deu grande importância aos acordes isolados, aos timbres e aos contrastes entre registros, com uma nova concepção da construção musical.  

Dentre as músicas para piano de Debussy, são conhecidas principalmente a Suite Bergamasque, as Estampas, Imagens, os dois cadernos de prelúdios e os doze estudos.

A Suíte Bergamasque de Debussy é uma das obras mais famosas para piano do compositor. O título, assim como os nomes de alguns movimentos da Suíte, foram tirados de um poema de Paul Verlaine. 

Bergamasque, termo que aparece na estrofe de abertura do poema, se refere a uma dança e uma melodia associadas a progressão de acordes.

Tags:  Claude Debussy

Criado em 23/08/2021 - 10:19

Mais do programa