Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o Pequeno Serão Musical de Mozart no Concerto MEC

A música foi concluída em 1787 e é uma serenata, composições realizadas para serem fundo musical em eventos ao ar livre do século 18

Concerto MEC

No AR em 10/08/2021 - 12:05

O programa desta terça (10) destaca a Serenata número 13, em sol maior, k 525, de Mozart, conhecida como Pequeno Serão Musical, ou Pequena Serenata Noturna, e concluída pelo compositor nesta data em 1787. 

No século 18, as serenatas eram compostas para servir de fundo musical para algum evento ao ar livre, e os organizadores encomendavam aos compositores que escrevessem algo com essa finalidade. 

Assim foram escritas muitas das Serenatas de Mozart. Com ar de elegância e simplicidade, a Serenata k. 525 revela vários toques de genialidade, que a tornaram uma das obras mais famosas do compositor austríaco. 

A Serenata foi concluída em 10 de agosto de 1787, época em que Mozart estava trabalhando na ópera Don Giovanni. A obra foi escrita para um conjunto de dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo, mas muitas vezes é executada por orquestras de cordas.  

Outra peça de Mozart que vale destacar é a Sonata número 6, em ré maior k. 284, escrita em Munique, durante a visita que o compositor fez à cidade para a produção da ópera La Finta Giardineira, no início de 1775. 

A Sonata foi uma encomenda feita a Mozart pelo Barão Thadeus Durnitz, um ladista amador, cujo nome, Durnitz, deu o subtítulo à obra. 

O Concerto MEC encerra com a alegre peça de Mozart O Passeio de Trenó. 

Acompanhe o Concerto MEC nesta terça (10), a partir de 12h05, pela Rádio MEC FM. Para sintonizar e ouvir ao vivo, clique no player abaixo:

Criado em 09/08/2021 - 16:41

Mais do programa