Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Óperas de Rossini são destaque no Concerto MEC

Ouça alguns trechos de O Barbeiro de Sevilha e Guilherme Tell

Concerto MEC

No AR em 02/08/2021 - 19:47

O programa desta terça-feira (3) destaca a estreia da ópera Guilherme Tell, apresentada pela primeira vez em 3 de agosto de 1829, na Ópera de Paris, na Salle Le Peletier. 
    
Guilherme Tell foi a última das 39 óperas de Rossini, após o que, o compositor entrou em uma semi-aposentadoria, continuando a compor cantatas, música sacra e música vocal secular. 

Na segunda parte do programa de hoje, o destaque vai para outra ópera de Rossini: O Barbeiro de Sevilha
        
O Barbeiro de Rossini provou ser uma das maiores obras-primas da comédia dentro da música e foi descrito como a ópera bufa de todas as "opere buffe". 

Depois de duzentos anos, continua sendo uma obra bastante popular. 

Rossini era conhecido por ser extremamente produtivo, completando, em média, duas óperas por ano, durante 19 anos e, às vezes, escrevendo até quatro. 

Os musicólogos acreditam que, fiel à forma, a música para Il barbiere di Siviglia foi composta em pouco menos de três semanas,  embora a famosa abertura tenha sido, na verdade, reciclada de duas óperas anteriores de Rossini: Aureliano em Palmira e Elisabeth, rainha da Inglaterra, e, portanto, não contém nenhum material temático do próprio Barbeiro de Sevilha.

Ouça a MEC FM no player abaixo:

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM.

Criado em 02/08/2021 - 19:47

Mais do programa