Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Robert Schumann e Felix Mendelssohn são os destaques do Concerto MEC

Ouça o programa nesta quinta-feira (07), na MEC FM.

Concerto MEC

No AR em 07/10/2021 - 12:05

O Concerto MEC traz como destaque o encontro de Robert Schumann e Felix Mendelssohn, em 1835, em Leipzig, na casa de Clara Wieck, a pianista e compositora que se tornaria a esposa de Schumann. 

Em Leipzig, Mendelssohn conheceu o compositor Robert Schumann que não escondeu o seu fascínio pelos muitos talentos de Mendelssohn, chegando a descrevê-lo como o Mozart do século 19. 

Mendelssohn era um artista talentoso, que apreciava a pintura e as demais artes, além de se dedicar à filosofia. Compositor inspirado, Mendelssohn escreveu uma de suas peças mais conhecidas Sonho de uma noite de Verão em duas etapas. 

Em 1826, com apenas 17 anos, Mendelssohn compôs a Abertura em 1826, e posteriormente em 1842, escreveu a música incidental, para uma produção teatral. 

Clara Wieck se casou com Robert Schumann e adotou o nome do marido e ambos se tornaram o casal de compositores mais conhecido do período romântico.

Considerada uma das mais destacadas pianistas da era romântica, Clara Schumann exerceu sua influência ao longo de 61 anos de carreira de concerto, mudando o formato e o repertório do recital de piano.

De exibições de virtuosismo como era costume até então, para programas de concerto de obras sérias. 

Ela compôs seu único concerto para piano, o Opus 7, em 1835, e tocou-o pela primeira vez nesse mesmo ano com a Orquestra Gewandhaus de Leipzig, regida por Felix Mendelssohn, na época diretor artístico do Gewandhaus.

Ouça a MEC FM no player.

Criado em 07/10/2021 - 09:45

Mais do programa