O programa desta sexta-feira (26) destaca o nascimento do compositor Johann Nepomuk Stamitz em Havlickuv Brod, na República Tcheca, durante uma visita da família em novembro de 1750.
Stamitz e seu irmão Carl receberam sua primeira instrução de violino com o pai, Johann.
Em 1757, após a morte do pai Stamitz e o irmão foram aceitos como alunos de Christian Canabich, um ex-aluno do pai de Stamitz.
Em 1770, Stamitz foi a Paris, onde se estabeleceu e onde tocou, entre 1782 e 1789, na Orquestra da Corte do Rei em Versailhes, conseguindo o título de Ordinaire de la musique du roi.
Compositor, violinista e violista, Johann Nepomuk Stamitz era filho de Johann Stamitz, e tornou-se violinista da Orquestra de Mannheim em 1764.
Dentre suas composições destacam-se sinfonias, concertos para violino e lado, mais de cinquenta quartetos de cordas e numerosas obras de câmara.
A Escola de Mannheim, onde Stamitz tocava violino, era famosa pelos compositores que escreviam para sua orquestra, como o pai de Stamitz que fora o criador da Instituição.
Mannheim ficou especialmente conhecida pela excelente disciplina e pelo talento individual de seus instrumentistas, chamados pelo especialista em História da Música Charles Burney de Exército de Generais.
Ouça a MEC FM no player: