O programa desta quarta-feira (9) relembra duas estreias da música de concerto: A música incidental, escrita por Beethoven para a peça As Ruínas de Atenas, de August von Kotzebue, em 1811, e a ópera Kovanthina, de Mussorgsky, em 1886.
Beethoven escreveu a música incidental para a peça As Ruínas de Atenas em 1811 para a inauguração de um novo teatro na cidade de Pest.
Talvez a música mais conhecida das Ruínas de Atenas seja a Marcha Turca, um tema que conquistou um lugar na cultura popular.
A abertura e a Marcha Turca costumam ser tocadas separadamente, mas as outras peças deste conjunto não são tão conhecidas.
Outra composição de Beethoven, as Seis variações sobre um tema original, Opus 76, usa a Marcha Turca como tema.
Em 1822, a peça As Ruínas de Atenas foi encenada para a reabertura do Theatre in der Josefstadt, de Viena.
Beethoven escreveu então, uma nova abertura, agora conhecida como A Consagração da Casa, Opus 124.
O programa relembra agora a estreia da ópera Kovantchina, de Modest Mussorgsky em 9 de fevereiro de 1886.
Mussorgsky escreveu o libreto de Kovantchina entre 1872 e 1880 em São Petersburgo, com base em fontes históricas.
A ópera estava quase terminada em partitura para piano, quando o compositor morreu em 1881, mas Mussorgsky não havia iniciado a orquestração.
Em 1882, Rinsky-Korsakov completou, revisou e orquestrou a ópera Kovantchina.
Encerrando a segunda parte do programa de hoje duas peça para piano de Mussorgsky, Lágrima e Goipak.
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O Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h05, na MEC FM.