Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a Sinfonia Ressurreição, de Mahler

Programa traz a primeira parte do concerto de encerramento do Beethovenfest de 2021

Concertos Deutsche Welle

No AR em 21/05/2022 - 17:00

Neste sábado (21) confira mais um Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa traz a apresentação da Mahler Chamber Orchestra e o maestro Maxime Pascal da grandiosa Sinfonia Ressurreição, de Gustav Mahler.

Passagens poderosas e tons suaves. Melodias dançantes e caos apocalíptico dissonante. A Sinfonia nº 2, de Gustav Mahler, tem de tudo e mais um pouco. Por isso, não é de admirar que seja uma das maiores e mais longas obras sinfônicas já escritas. 

O compositor austríaco Gustav Mahler escreveu sua segunda sinfonia em vários estágios durante um período de seis anos, antes de finalmente combinar tudo em uma peça gigantesca. A obra é conhecida como a sinfonia Ressurreição. E o Beethovenfest usou letras do refrão do último movimento como lema do festival de 2021. "Levante-se novamente, sim, levante-se novamente", dizem as palavras. Mahler apresentou a composição aos editores em 1891, pretendendo que fosse um poema sinfônico autônomo intitulado Rito Funeral. E parece que ela dividiu opiniões na época: quando Mahler tocou uma versão da obra no piano para o eminente maestro Hans von Bülow, este supostamente cobriu os ouvidos com as mãos e comentou: "Se isso é música, então eu não entendo nada de música!". Felizmente, o público reagiu de forma bem oposta quando a obra estreou alguns anos depois. 

A apresentação primorosa desta obra monumental ocorreu em 10 de setembro de 2021, no concerto de encerramento do Beethovenfest, de Bonn, com a Mahler Chamber Orchestra, sob a regência de Maxime Pascal.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.
 

Tags:  Gustav Mahler

Criado em 17/05/2022 - 15:00

Mais do programa