Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Copa de 1978 teve uma das maiores polêmicas da história dos mundiais

Suspeita de beneficiamento à Argentina em jogo contra o Peru fez a Fifa determinar para as copas posteriores que os horários da última rodada da fase de grupos teriam que ser os mesmos. Brasil terminou invicto, mas não levou a taça.

No AR em 03/03/2018 - 07:00

A Copa de 1978 finalmente teve a Argentina como país-sede. E foi justamente com a anfitriã que surgiu uma das maiores polêmicas da história dos mundiais.

Na última rodada da segunda fase, Brasil e Argentina chegaram empatados com o mesmo número de pontos. O Brasil levava vantagem no saldo de gols e jogou a primeira partida do dia, contra a Polônia. O Brasil ganhou por 3 a 1. A Argentina fez a segunda partida do dia, contra o Peru. Os hermanos entraram em campo já sabendo que precisavam ganhar por mais de quatro gols de diferença para chegar à final da Copa. Golearam por 6 a 0.

Até hoje se discute o que aconteceu nos bastidores. Para evitar qualquer tipo de especulação, a Fifa passou, nas copas seguintes, a exigir que os jogos da última rodada de um mesmo grupo passassem a começar no mesmo horário. 

A Argentina foi para a final e ganhou da Holanda por 3 a 1, na prorrogação. O Brasil teve que se contentar com o terceiro lugar (garantido após vitória por 2 a 1 contra a Itália) e com o título de "campeão moral", de acordo com o técnico brasileiro da época, Claudio Coutinho.

Hoje, sábado, 3 de março, faltam 103 dias para a abertura da Copa da Rússia 2018.

 

Tags:  Copa 2018

Criado em 03/03/2018 - 07:00 - Episódio Contagem Regressiva Copa 03_03_2018