Estreou na TV Brasil a novela Windeck, produzida em Angola, na África. A trama, recheada de glamour e poder, romances e conflitos, é gravada em português, língua falada em Angola. Atualmente, de acordo com dados da ONU, pelo menos 230 milhões de pessoas têm o Português como primeira língua - mais de 80% são brasileiros - em oito países. Com isso, a Língua Portuguesa é a quinta mais falada do planeta e a terceira entre os idiomas ocidentais, atrás somente do inglês e do castelhano.
Para entender mais sobre a nossa língua e a forma como é falada em outros países, o quadro É Assim Que Se Fala, do programa Cotidiano, recebeu a professora de Português e escritora, Dad Squarisi, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre os sotaques e vocábulos da nossa língua fora do Brasil.
Dad Squarisi explicou que o Português brasileiro está espalhado na Europa, Ásia, África e América. Já o Português de Portugal influenciou fortemente os países que fora colônias portuguesas, como Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé.
Por este motivo, o sotaque nesses países é diferente. Segundo a professora, no Brasil, todas as vogais são pronunciadas, sejam tônicas ou átonas. Em Portugal, a vogal átona- a mais fraca – não é pronunciada.
Em relação aos vocabulários, o país europeu também se difere no Português falado no Brasil. A professora Dad Squarisi contou que a palavra “aeromoça”, por exemplo, é chamada de “hospedeira de bordo” em Portugal.
Confira mais sobre o assunto ouvindo a entrevista aqui!
O programa Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Luiza Inez.