Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cuidado com os rins: conheça a importância do teste de creatinina

Detecção de níveis altos de creatinina ajuda no diagnóstico de males

O teste de creatinina detecta alterações nos rins. Nas grávidas, é fundamental para evitar complicações durante a gestação. Realizado com o hemograma, o teste que mede a taxa de creatinina no organismo pode indicar problemas renais precocemente.

 

Ouça também:

 

Médica faz alerta para o cuidado com os rins

 

Com apenas uma gotinha de sangue, retirada de forma fácil e rápida, o paciente fica sabendo se há uma quantidade elevada da substância no corpo e, assim, descobre se o rim está funcionando corretamente. O problema é que, pela falta de conhecimento, muitas pessoas deixam de pedir o exame e os médicos, por outro lado, só o recomendam quando o paciente faz parte de um grupo de risco.

 

Para falar sobre este tema tão importante, o quadro Diário da Saúde entrevistou o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Daniel Rinaldi dos Santos, que falou aos ouvintes do programa Cotidiano o que é a creatinina e qual a importância de se fazer o teste.

 

Daniel explicou que a creatinina é uma proteína que é produzida nos músculos e é eliminada pela urina. Logo, se o indivíduo tem um rim que está trabalhando normalmente, excretando as escórias e filtrando de forma adequada, a creatinina é jogada para fora e se mantém em um nível normal na circulação.

 

Segundo o médico, à medida que se perde a função dos rins, o indivíduo passa a acumular a substância no organismo. Por este motivo, é importante reforçar que o aumento da creatinina no sangue acontece quando a pessoa perde mais de 50% das funções dos rins.

 

Rinaldi ressaltou, ainda, a importância de ficar atento para a dosagem da proteína no sangue, a idade do indivíduo e massa corporal, tanto para mulheres como para homens, que podem apresentar variações relevantes em relação às funções dos rins.

 

Confira a íntegra da entrevista aqui!

 

O programa Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Luiza Inez.



Criado em 12/11/2014 - 11:36 e atualizado em 12/11/2014 - 12:34