Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O que é uma "doula"?

Especialista esclarece dúvidas sobre a profissão e fala sobre projeto

As doulas voluntárias são mulheres treinadas para atender parturientes nos hospitais públicos do país. Capacitar acompanhantes de parto, voluntárias ou funcionárias de Centro Obstétrico para que estejam aptas a acompanhar parturientes, em qualquer estágio do trabalho de parto, é uma das atividades destas profissionais. Elas devem proporcionar conforto físico, emocional, afetivo e psicológico às gestantes, tornando a experiência de parto positiva.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Cotidiano entrevistou a coordenadora do curso e do projeto “Doulas do SUS” da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa), Marilda de Castro, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília o que é uma doula, qual o trabalho desenvolvido por esta importante profissional e como deve ser o projeto que será implantado, em breve, em todo o Brasil.

 

Ouça também:

 

Certificados de doulas voluntárias pelo SUS são entregues no DF

 

Segundo ela, a profissão de “doula” sempre existiu, porém com outros nomes, como ajudante de parteira e acompanhante de parto, por exemplo. Somente a partir do ano 2000 é que se transformou no nome “doula”. Marilda explicou que a doula é uma mulher habilitada para acompanhar, física e emocionalmente, uma outra  mulher em estado gravídico-puerperal. Ou seja, a profissional deve acompanhar a gestante desde que ela descobre que está grávida até depois do nascimento do bebê.

 

Marilda de Castro ressaltou, também, as principais atividades desempenhadas pelas doulas. Ela explicou que as doulas devem orientar as grávidas, passando informações à elas e aos acompanhantes sobre os cuidados para uma gravidez saudável e, ainda, como estabelecer um vínculo com os bebês. Além disso, as profissionais de saúde devem alertar para a escolha do parto, que pode ser de forma natural ou cesariana.

 

A entrevistada contou que o projeto “Doulas do SUS” pretende treinar mulheres para trabalhar no sistema de saúde público do país. Segundo ela, apesar de já reconhecida no Ministério do Trabalho, a profissão de doula ainda é pouco valorizada nos hospitais públicos do Brasil. A maioria das doulas trabalham na rede privada de saúde. Por esta razão, o projeto visa conseguir que as profissionais atuem como voluntárias por, pelo menos, 24 horas nas maternidades públicas, em todos os dias da semana.

 

Saiba mais sobre este tema. Confira a íntegra da entrevista aqui!

 

O programa Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Luiza Inez.



Criado em 10/11/2014 - 11:33 e atualizado em 11/11/2014 - 12:07