O Brasil possui atualmente seis milhões e meio deficientes visuais. Segundo o médico oftalmologista Tarcísio Schairnbeck, deste total, somente 580 mil pessoas são cegas. Isto quer dizer que a maior parte tem visão reduzida, e pode melhorar a qualidade de vida.
O médico avalia que por mais que a visão seja reduzida, isto permite uma certa autonomia. A cegueira envolve vários aspectos, em várias faixas etárias. Em crianças, a principal causa é o glaucoma congênito. Já em pessoas idosas a maior causa é a degeneração da retina, e em adultos, o vilão é o glaucoma. Segundo o médico, as causas estão diretamente relacionadas à faixa etária e à classe econômica do paciente.
Quanto à prevenção,a legislação estipula que toda criança ao nascer tem que fazer o Teste do Olhinho Vermelho. Este teste verifica se a criança tem ou não o reflexo vermelho. Não tendo, deve ser encaminhada para o oftalmologista, para ser avaliada, porque uma das causas de operação do olhinho vermelho é o glaucoma congênito, catarata congênita ou lesão de córnea, todos problemas tratáveis.
Saiba mais sobre o assunto onsta entrevista ao programa Cotidiano, na Rádio Nacional de Brasília, com a jornalista Rejane Limaverde.