Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais informações sobre esclerose múltipla

Doença que não tem cura é inflamatória, imunológica e com sintomas

Segundo o médico neurologista, Roberto Carneiro, do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, em São Paulo, a esclerose múltipla é uma doença que não tem cura, mas que possui tratamento.

 

Como toda doença autoimune, a esclerose múltipla tem sintomas diferentes como perda de força, alteração da visão, perda de equilíbrio, alteração de sensibilidade e formigamento em qualquer parte do corpo.

 

O nome é da época em que a doença foi descoberta, quando ainda não existia diagnóstico por exame e ressonância e então os achados eram de autópsia, depois que a pessoa vinha a óbito. "Então eles descobriram pequenas placas endurecidas em pontos do cérebro e da medula. Por isto, o nome múltipa, porque ocorre em vários lugares", explica o médico. Não tratada, pode trazer problemas sérios aos portadores, como sequelas de sensibilidade motora, de visão, controle da função da bexiga, urinária, evacuação e a pessoa acabar na cadeira de rodas.

 

Ouça outras edições do Cotidiano

 

Siaba mais sobre esclerose múltipa, sintomas e tratamento, nesta entrevista ao programa Cotidiano, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Luiza Inez.



Criado em 16/01/2015 - 17:27 e atualizado em 16/01/2015 - 16:44