A professora Tânia Fontolan, diretora de um sistema de ensino, diz escolher a escola é muito importante, pois é algo que terá repercussões no futuro, por isto deve prestar atenção à proposta pedagógica.
Ela esclarece que a escola tem que ter clareza das finalidades das ações que propõe e por isto a família deve ir à escola e conhecer a proposta. "É preciso pedir exemplo daquilo que a escola diz que tem e que ações desenvolve para atender a esses métodos", afirma a diretora.
Uma escola liberal demais, como não passar tarefa para o aluno fazer em casa, não combina com a rigidez da família em casa ou o contrário. A professora relembra um caso de uma família que ficou enfurecida porque a escola agendou uma atividade numa emenda de feriado.
A professora diz que família e escola não podem estar de lados opostos e lembra que algumas coisas que eram feitas feitas nas escolas há 40 anos continuam válidas e vão fazer sentido para o resto da vida, mas há coisas que hoje não valem mais, porque o mundo mudou muito.
Ouça outras edições do Cotidiano
Acompanhe as orientações da consultora em sistema de ensino nesta entrevista ao programa Cotidiano, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Luiza Inez.