Quem tem alguma viagem marcada deve ficar atendo para ver se seu cartão de vacinação está em dias.
Ouça outras edições do Cotidiano
De acordo com a pediatra e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização, Tânia Petraglia, quem vai viajar já deveria ter tomado a vacina há alguns dias, além disso, deve buscar informação sobre o lugar para onde está indo.
Petraglia esclarece que para dentro do Brasil, a pessoa de qualquer faixa etária deve ter a carteira de vacina atualizada, porque vêm sendo incorporadas algumas vacinas, também para adultos.
"Periodicamente vale a pena ir a um posto para saber se está imunizado", alerta a pediatra.
Fora isto, a febre amarela, por exemplo, independente de para onde a pessoa vai viajar, ela deve se vacinar 10 dias de antecedência da viagem. Já a vacina de sarampo está disponível em qualquer posto de saúde.
A vice-presidente afirma que as pessoas não precisam ter medo de se vacinar, porque a vacina utilizada no Brasil não oferece risco para a saúde.
Saiba mais sobre vacinação de adultos e crianças, em especial, para quem vai viajar, nesta entrevista ao programa Cotidiano, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Luiza Inez.