Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Carnaval: saiba o que comer para não perder o pique

Comer alimentos leves a cada três horas e beber muita água são alguns

No carnaval, exagero só na alegria. Em entrevista ao programa Cotidiano, da Rádio Nacional de Brasília, a nutricionista Flávia Morais alerta que o mais importante, durante o carnaval, é se alimentar. "O primeiro ponto é não esquecer de comer. Nesta época, a gente gasta energia e é preciso repor para ter pique e disposição", destacou ela.

 

Confira outras edições do Cotidiano aqui

 

Outras recomendações são tomar um café da manhã reforçado e variado, se alimentar a cada três horas e levar opção de lanche como fruta seca ou barra de cereal para não ficar sem se alimentar. Os alimentos que dão energia são fontes de carboidrato, como as frutas e as massas integrais, preparadas com menos gordura.

 

Na rua, prestar atenção às condições de higiene no preparo e estocagem dos alimentos. Alimentos gordurosos, como frituras ou com recheios cremosos, como carnes ou camarão, devem ser evitados. Os foliões devem optar por açaí, tapioca e sucos de frutas.

 

Flávia Morais lembra que é preciso se hidratar bastante. São necessários, no mínimo, dois litros de líquido por dia (água, chás, sucos, água de coco). Tomar bebida alcoólica com moderação, sempre intercalada com o consumo de bebida não alcoólica.

 

Sobre os energéticos, a nutricionista alerta que são, na maioria, à base de cafeína e o excesso pode causar hipertensão arterial e taquicardia. Devem ser consumidos com moderação e sem associar à bebidas alcoólicas.

 

Em caso de ressaca, alimentar-se com alimentos leves e de fácil digestão para ajudar o fígado a eliminar o álcool do organismo. É recomendável muito líquido e frutas como melancia. O suco verde pela manhã tem efeito depurativo e desintoxicante.

 

Chás de sabor amargo (boldo e carqueja) também ajudam no trabalho do fígado, além dos chás de camomila e hortelã, que melhoram o processo digestivo.

 

Confira a receita de suco verde e a íntegra da entrevista nesta edição do Cotidiano.

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é da jornalista Luiza Inez Vilela.



Criado em 13/02/2015 - 12:18 e atualizado em 13/02/2015 - 11:16