Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cotidiano traz mais dicas de leitura para as férias

Contos, poesias e uma história do cotidiano escolar viram livros

A escritora e consultora literária Dinorá Couto Cançado apresenta três novas sugestões de leitura nas férias. Para os mais crescidinhos, ela sugere um livro com título original “Minhas Férias, Pula uma Linha, Parágrafo”. A autora é Christiane Gribel, com ilustrações de Orlando, e conta a história de Guilherme, um menino que considera o ato de escrever uma verdadeira tortura.

 

Confira outras edições do Cotidiano

 

Logo no primeiro dia de aula, a professora pede uma redação de 30 linhas para descrever como foram as férias. Ele fica no sufoco: como descrever em 30 linhas dois meses de férias? E é aí que uma aula convencional, que existe na maioria das escolas, vira uma aventura infanto-juvenil.

 

A segunda dica é o livro do mineiro Carlo Montanari, “77, na minha terra os mortos não contam...contos”. É a estreia do autor em livro solo, depois de participar de várias antologias. Tem capítulos destinados à crianças, adolescentes, idosos, adultos e até a letra de uma música.

 

Os contos foram publicados de 2012 a 2014 e há também alguns que são inéditos. Junto com a mulher, também escritora, Montari mantém o projeto Semeando Livros pelo Mundo Afora, em que, por onde viajam, doam livros que arrecadam ao longo do ano.

 

A terceira indicação de Dinorá é da autora radicada em Brasília Lurdiana Araújo, nascida em Tocantins. “Cerrado Poético e Outras Poéticas” é um livro de poemas para adultos, mas com escritos também para crianças. São 122 poemas que fazem um passeio pelo cerrado. Dinorá destaca os poemas “Brasília” e “A Valsa das Manhãs” e diz que lhe chamou a atenção, também, um poema visual, em formato de ovo, intitulado “Luta”.

 

Confira na íntegra as Dicas de Leitura nas Férias desta edição do Cotidiano.

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é da jornalista Luiza Inez Vilela.



Criado em 13/02/2015 - 11:01 e atualizado em 13/02/2015 - 10:46