A mamografia é indicada para todas as mulheres a partir dos 40 anos, porém, havendo caso da doença no parente mais próximo como a mãe, irmã ou filha, a pessoa deve começar os exames 10 anos antes. Na avaliação da médica radiologista Lorena Amaral, mesmo quem não tem casos na família deve fazer como preventivo aos 35 anos, e a partir dos 40 anos, anualmente.
Confira também: Mamografia colabora no diagnóstico precoce do câncer de mama
Na terceira idade, a mulher deve continuar fazendo o exame periodicamente, porque ao envelhecer, o tecido mamário vai sendo substitutído por gordura. Além disso, quanto maior a idade, maior a incidência da doença. Também é importante a mulher guardar os exames anteriores, para se fazer uma comparação com o atual. A mamografia é capaz de descobrir nódulos ou tumores menores de um centímetro e aumenta muito a chance de cura, quando o nódulo é detectado precocemente.
Segundo a médica, quanto ao incômodo durante a mamografia, isto não deve ser empecilho para não se submeter ao exame, que não deve ser feito durante o período pré-menstrual, porque as mamas ficam mais sensíveis.
Saiba mais sobre mamografia nesta entrevista ao programa Cotidiano, com Luiza Inez, na Rádio Nacional de Brasília.