Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Endometriose afeta de 10% a 15% das mulheres em fase reprodutiva

Doença que causa fortes dores atrapalha a vida sexual feminina e

Endometriose é uma doença feminina, que afeta de 10% a 15% das mulheres em fase reprodutiva, o que equivale a 7 milhões de brasileiras. Sobre o assunto o programa Cotidiano desta segunda-feira (30), conversou com o professor titular da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC, César Eduardo Fernandes.

 

Confira também: Encontro de mulheres incentiva o resgate da auto-estima

 

Ele explica que o útero possui um tecido interno chamado endométrio, que descama todos os meses por meio da menstruação. A endometriose acontece quando o endométrio se desloca para outros lugares como a trompa, ovário ou alças intestinais. Quando está fora do local correto no útero, o endométrio progressivamente vai produzindo um processo inflamatório, cicatricial, promovendo aderência nesse tecido. Ao longo do tempo isso traz consequências para a saúde da mulher, como dor pélvica, dificuldade para engravidar e dores nas relações sexuais.

 

Ainda de acordo com o médico, existem muitas teorias discutidas na Medicina de que o tecido endometrial, por ocasião das menstruações, em vez de descer para a vagina, ele volta e caminhar para o interior das trompas e se deposita dentro da cavidade do abdômen. É como se fosse uma regurgitação da menstruação e esta é a teoria mais aceita, a de menstruação retrógrada.

 

Confira as informações sobre endometriose ao programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 30/03/2015 - 20:02 e atualizado em 31/03/2015 - 17:23