Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Embolia pulmonar afeta mais mulheres

Pessoas obesas, sedentárias e com varizes podem desenvolver a doença

Mulheres lideram o ranking de casos de embolia pulmonar, porém uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) mostra que apesar de já ter ouvido falar de trombose, 57% da população não sabe quais são os sintomas e dos entrevistados, 78% diz que não sabe o que é a embolia pulmonar e metade deles nunca ouviu falar.

 

O médico radiologista, Marcelo Canuto, explica que a embolia pulmonar acontece quando ocorre um trombo numa artéria pulmonar. "Trombo é um coágulo dentro de um vaso sanguíneo", explica o médico.

 

Marcelo fala quais são os sintomas frequentes da embolia pulmonar, que são dores torácicas, falta de ar, apneia e tosse seguida de sangramento.

 

Alguns fatores podem afetar certas pessoas como problema na circulação sanguínea, pacientes que passaram por alguma cirurgia e ficam acamados, repouso, por algumas semanas, casos de anticoncepcionais que podem causar trombose.

 

Outras causas também podem desenvolver embolia pulmonar, como obesidade, sedentarismo e pessoas que possuam varizes nos membros inferiores.

 

Ouça na íntegra a entrevista no Cotidiano.

 

Confira outras edições do Cotidiano

 

O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 04/03/2015 - 17:54 e atualizado em 04/03/2015 - 15:53