Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ortografia: você sabia que feriados religiosos se escrevem com letra maiúscula?

Professora esclarece dúvidas sobre a língua portuguesa

No programa Cotidiano desta segunda-feira (30), a professora, consultora, editora e escritora, Dad Squarisi explica que os feriados religiosos são nomes próprios e, por isso, são escritos com letra maiúscula, como Páscoa, Natal, Corpus Christi, Paixão de Cristo. Mas esclare que os períodos religiosos, como a quaresma e a semana santa, não são feriados religiosos, são apenas períodos religiosos e se escrevem com letra minúscula.

 

Dad Squarisi explica que outros termos como castanha do pará, mesmo que tenha o nome do Estado do Pará, é escrito na forma minúscula. A mesma regra se aplica ao nome próprio João, vindo como nome de passarinho, joão de barro, fica tudo minúscula.

 

O ouvinte Raimundo, do setor M Norte de Taguatinga, ligou para o Cotidiano para pedir a dica de um bom dicionário. A professora recomenda o uso de dois: o primeiro indicado é o dicionário Aurélio e o segundo é o Houaiss, que segundo ela, é mais completo por ter surgido depois que o Aurélio e possui mais verbetes e informações adicionais que o outro não possui.

 

Raimundo quis saber também qual é a forma mais correta de escrever: fim de semana ou final de semana. A professora esclareceu que as duas formas são corretas, mas que é preferível usar fim de semana por ser mais curto.

 

Acompanhe as dicas da professora Dad Squarisi nesta entrevista ao programa Cotidiano.

 

Confira outras edições do Cotidiano

 

O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Luiza Inez.



Criado em 30/03/2015 - 20:35 e atualizado em 30/03/2015 - 17:41