Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Circuito de Ocupação Cultural para a Saúde leva artistas para unidades médicas

Artistas desenvolvem projetos de dança, teatro, música e artesanato

Um projeto das Secretarias de Saúde e de Cultura em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz  leva artistas para unidades médicas. No Circuito de Ocupação Cultural para a Saúde, artistas desenvolvem projetos de dança, teatro, música e artesanato para os pacientes e para os servidores.

 

Para falar mais sobre o projeto, o Revista Brasil entrevistou nesta segunda-feira (13) Victor Ibãnes, gestor do Circuito de Ocupação para Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF).

 

Ibãnes explica que o projeto das Secretarias de Saúde e de Cultura em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) objetiva inserir a cultura no meio da saúde, fazendo com que os pacientes tenham momentos de relaxamento, estímulo das atividades cognitivas e motoras e a interação com os familiares, com outros pacientes e com a comunidade. É um suporte para a terapia médica, para não ficar apenas na medicação.

 

Ouça também: Governo de Rodrigo Rollemberg completa 100 dias

 

Segundo o gestor do projeto, a ação abrange todas as unidades de saúde do Distrito Federal, mas como o projeto é novo ainda, até agora só foram feitas duas edições, sendo que cada uma dura três meses, então a cada edição o projeto vai á um hospital regional, um posto de saúde e um CAPs.

 

O Circuito de Ocupação Cultural para a Saúde, de acordo com Victor Ibãnes, já foi ao Hospital de Ceilândia, Hospital São Vicente de Paula, CAPs de Taguatinga e Centro de Saúde 1 de Planaltina e outras unidades. A unidade da vez é o Instituto de Saúde Mental do Riacho Fundo, onde está sendo realizada a Primeira Semana Cultural do ISM, com atividades para os pacientes e a comunidade.

 

Saiba mais sobre este projeto nesta entrevista ao programa Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h na Rádio Nacional de Brasília.

 

 



Criado em 13/04/2015 - 13:46 e atualizado em 13/04/2015 - 12:49