Pesquisa realizada pela associação de consumidores Proteste aponta insatisfação de clientes com serviços prestados pelos bancos. O estudo foi feito com 3.493 pesspas para saber sobre a satisfação com seus bancos, mas o que foi constatado é que a satisfação é baixa, principalmente relacionada à problemas ocorridos nos últimos 12 meses como juros, tempo de atendimentos, taxas bancárias.
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A coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolcci, responsável pela pesquisa, explica que as pessoas não sabem quanto pagam de tarifa mensal e portanto existe muita falta de transparência e de informação dos bancos com seus clientes. "Um dado preocupante em relação à pesquisa é a quitação de outras dívidas, como financiamento imobiliário, tendo que contratar outros produtos como seguro e abrir conta corrente, o que configura venda casada, e a lei proíbe", explica. Além do mais, o consumidor pode abrir uma conta bancária em qualquer banco e não é necessário pagar tarifa, se a conta é somente para alguns serviços essenciais
Maria Inês Dolcci alerta ainda sobre os empréstimos tomados pelos consumidores: "sem contar que o consumidor pede um empréstimo e não consegue pagar, pega um segundo para pagar o primeiro, por isso é importante saber o quanto o salário está comprometido com dívidas. O consumidor só pode ter 30% de comprometimento dos rendimentos dele com dívidas".
Saiba mais sobre serviços bancários nesta entrevista ao programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez, na Rádio Nacional de Brasília.