Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Por que a timidez atinge muitas crianças?

Tem timidez que impede a pessoa até de se relacionar com as outras e

A pedagoga e coordenadora pedagógica em um colégio paulista, Elizabete Duarte, conta que há desafios para as crianças desde pequenas e que às vezes causam um pouco de insegurança. De vez em quando, num espaço ou numa nova situação, a criança fica mais tímida e isto é natural. "É preciso um pouco de cuidado de nós, adultos e educadores, no que fazemos porque reforça na nossa atitude para ampará-la nessa questão da timidez". 
 
Elizabeth Duarte dá um exemplo simples: quando chega alguém em casa e a pessoa faz uma pergunta para a criança e os pais respondem por ela. "Quando eu respondo rápido pela criança, em vez de estar acolhendo aquela situação, eu estou realimentando", diz a pedagoga. Os pequenos têm uma postura mais agarrada com os pais e quando vão a uma festinha, por exemplo, precisam de um tempo para acostumar.
 
A coordenadora explica que se a criança é tímida para conversar com adultos, os pais podem dizer "meu filho fique à vontade para responder" e se ele não reagir, os pais podem perguntar: "você quer que eu responda? Então diga aqui no meu ouvido", desta forma você traz ele para a situação. Os pais não podem superproteger, porque isto reforça a insegurança e tira da criança a possibilidade dela enfrentar aos poucos os desafios.
 
 

Saiba mais sobre timidez em crianças nesta entrevista ao programa Cotidiano.

 
Ouça mais:
 
Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com a jornalista Luiza Inez Vilela.


Criado em 24/04/2015 - 20:00 e atualizado em 27/04/2015 - 12:16