Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como lidar com os filhos nos dias de hoje

Ouça entrevista do Cotidiano com a psicóloga Dina Azrak, especializada

Educar os filhos nunca foi tarefa tão desafiadora como nos dias de hoje, em que imperam a violência, o estresse e excesso de trabalho. Nesse ritmo de vida, amor, bom senso e dedicação não bastam para garantir o bom relacionamento entre pais e filhos. Além de todos esses elementos, é necessário um ingrediente especial: a empatia.

 

Sobre este assunto, o Cotidiano entrevistou a psicóloga Dina Azrak, especializada em orientar os pais na comunicação com crianças e adolescentes.

 

Para a psicóloga Dina Azrak, os pais modernos precisam vencer esse desafio para estabelecer com os filhos uma relação de respeito e companheirismo. Autora do livro A linguagem da empatia – Métodos simples e eficazes para lidar com seu filho, lançamento da Summus Editorial, tenta mostra de que forma os pais podem utilizar a linguagem da empatia no cotidiano.

 

Dina explica que “empatia é entrar no sentimento da criança”. Mas como os pais podem utilizar a linguagem da empatia no cotidiano? A psicóloga diz que “é mais fácil respeitar uma pessoa estranha do que o próprio filho”. Segundo Dina Azrak, “os pais castigam esperando educar, mas a experiência nos mostra que a criança mesmo externamente possa apresentar alguns comportamentos desejáveis, ela vai alimentando desejos de vingança, ou se sente vítima de pais agressivos. E isso não ajuda no vinculo com os pais”.

 

Ouça a entrevista completa clicando no player no topo da matéria.

 

O Cotidiano vai ao ar, de segunda a sexta, às 14h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Rejane Limaverde.

 

Ouça também nas Rádios EBCAbandono afetivo inverso: quando os filhos não cuidam dos pais



Criado em 13/05/2015 - 15:52 e atualizado em 13/05/2015 - 14:55