Miopia é doença de quem estuda bastante? Para responder a esta questão, o programa Cotidiano entrevistou o cirurgião oftalmologista e autor do livro “Seus Olhos”, Renato Augusto Neves.
O médico afirma que, nos últimos anos, alguns estudos associam a miopia às pessoas que estudam bastante. O médico explica que míopes têm interesse maior nas coisas que precisam ser vistas de perto. “Então, ele acaba sendo mais estudioso, acaba lendo mais, acaba focando mais a sua atenção”, diz Renato Neves.
Durante a entrevista, Neves ainda falou sobre o tratamento da doença. Ele afirma que a avaliação preventiva é a mais importante, e que a miopia costuma ser diagnosticada geralmente entre a infância e a adolescência. O uso de óculos, lentes de contato e uma cirurgia corretiva à laser estão entre as forma de corrigir a miopia.
Neves recomenda que os pais estejam sempre atentos aos sintomas de miopia: “se a criança aproxima muito do caderno, apertando os olhos para ler, se apresenta dificuldades na escola ou costuma reclamar de dor de cabeça, é preciso procurar um médico e fazer um exame da visão".
O Cotidiano vai ao ar, de segunda a sexta, das 14hs as 15hs, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Rejane Limaverde.