Nesta quarta-feira (10) é comemorado o Dia da Língua Portuguesa. Em São Paulo, no prédio da Estação da Luz, funciona o Museu da Língua Portuguesa, um dos mais visitados do Brasil e da América do Sul. Sobre esse importante centro cultural, o Cotidiano conversou com o diretor do museu, Antonio Carlos de Moraes Sartini.
Ele analisa que a língua portuguesa é um patrimônio de todos nós que a falamos e do mundo, porque é uma das línguas mais faladas do mundo, mas é um patrimônio intangível, porque não se pode colocá-la numa vitrine para exposição. Por isso, o Museu da Língua Portuguesa trabalha muito com a história da língua, as origens e as influências que a língua portuguesa sofreu no Brasil das línguas indígenas e africanas.
Sartini diz que o objetivo de um museu é preservar, e o objetivo deste patrimônio é fazer com que os visitantes saiam do museu orgulhosos de falar o português, percebendo a importância que a língua portuguesa tem para a identidade cultural do povo brasileiro.
Língua Portuguesa no Brasil
Até 1750, menos de 20% da população que morava no Brasil falava o português, a maioria usava idiomas originais. Estima-se que nesta época existima mais de 1.200 idiomas falados no Brasil. A partir daí é que se tornou orbrigatório o ensino da língua portuguesa no Brasil colônia e isso criou uma identidade cultural do Brasil. De Norte a Sul e de Leste a Oeste se usa o Português. Cada lugar com suas características próprias e seu sotaque.
Confira esta entrevista na íntegra ao Cotidiano, com a jornalista a Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
Leitura de todos os tipos facilita no aprendizado da língua portuguesa