Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reforma ortográfica mudou pouca coisa, diz professora de Português

Especialista explica que mudança do acordo ortográfico é simples e

No "Tira dúvidas de português do Cotidiano", nesta segunda-feira (15), Dad Squarisi, escritora, editora, autora de coluna de "Dicas de Português", publicada em jornais do país, fala sobre a reforma ortográfica e afirma  que apenas 3 itens mudaram: os acentos,  as letras e o hífen.

 

Segundo ela só foram alteradas as palavras paroxítonas, em que a sílaba tônica cai na penúltima sílaba. Por exemplo: casa, relógio, lápis. Já as palavras oxítonas, quando a sílaba tônica cai na última sílaba, não sofreram nenhuma alteração. Por exemplo, café, você. As propaxítonas, cuja sílaba tônica cai na penúltima sílaba, também não sofreram alteração. Por exemplo: máquina, Têmpora. Então, não precisa se preocupar com as palavras oxítonas e proparoxítonas. Somente com as paroxítonas.

 

Outra coisa que mudou foi o  alfabeto. O antigo alfabeto tinha 23 letras mas agora tem 26 letras, contando com o Y, o K e o W. Essas letras figuram, só que não tem que mudar a escrita das palavras. Agora, sobre o item de mudança, que é o trema; ele não existe mais em nenhuma palavra e a palavra continua com a mesma escrita, bastando apenas retirar o trema.

 

Confira as dicas de ortografia com a professora Dad Squarisi nesta entrevista ao Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 15/06/2015 - 21:08 e atualizado em 16/06/2015 - 17:39