Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História analisa o filme “Ainda Estou Aqui”

Nesta semana, o historiador Wallace Andrioli volta ao programa para falar sobre os longas “Marighella” e “Ainda Estou Aqui”

Na Trilha da História

No AR em 12/03/2025 - 17:58

O Na Trilha da História transmite, esta semana, o segundo episódio sobre Cinema e Ditadura com o historiador Wallace Andrioli. Desta vez, o pesquisador faz uma análise dos filmes “Marighella” (2019) e “Ainda Estou Aqui” (2024), premiado este mês com o Oscar de melhor filme internacional. 

Ouça mais no player acima.

Wallace Andrioli é doutor e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisador ligado ao Núcleo de Estudos Contemporâneos da UFF, crítico de cinema filiado à Abraccine e autor do livro “Política como produto: Pra frente Brasil, Roberto Farias e a ditadura militar”, lançado pela editora Appris.

Os filmes
Dirigido por Wagner Moura, o longa-metragem “Marighella” mostra uma sucessão de eventos que culminaram no assassinato do ex-deputado federal Carlos Mariguella, em novembro de 1969. O guerrilheiro, interpretado por Seu Jorge, foi um dos principais fundadores da organização revolucionária Ação Libertadora Nacional, que empreendeu vários ataques à Ditadura.

Cartaz do filme "Mariguella"

Já o filme “Ainda Estou Aqui” conta a história da família do ex-deputado federal Rubens Paiva, que foi preso, torturado e assassinado por agentes da repressão em 1971. O longa é dirigido por Walter Salles e estrelado por Selton Mello e Fernanda Torres, com participação de Fernanda Montenegro. 

Cartaz do filme "Ainda estou aqui"

A trama foca na luta de Eunice Paiva por esclarecimentos sobre o sequestro e o assassinato do marido. O filme também exalta a determinação dela para proteger a inocência dos filhos e proporcionar a eles uma vida relativamente normal, apesar da tragédia familiar. 

Trilha Sonora
A trilha deste episódio traz músicas dos filmes analisados: “É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo” (composição e interpretação de Erasmo Carlos); “Monólogo ao Pé do Ouvido” (composição de Chico Science / interpretação de Chico Science e Nação Zumbi),“Jimmy, Renda-se” (composição e interpretação de Tom Zé); e “Take me back to Piauí” (composição e interpretação de Juca Chaves). 

Conheça o Na Trilha da História:

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.

Criado em 12/03/2025 - 18:08 - Episódio Na Trilha da História - Cinema e Ditadura - Parte 2

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa