Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Teste do pezinho: o que é, para que serve e quando deve ser feito?

Doenças não diagosticadas precocemente podem afetar a vida da criança

O chamado teste do pezinho deve ser feito em todas as crianças nascidas no Brasil. O Cotidiano conversou com a patologista Natasha Slhessarenko para entender melhor a função e a importância deste procedimento.

 

De acordo com médica, "o teste é feito com algumas gotinhas de sangue tiradas do calcanhar do pezinho da criança e tem como objetivo é fazer o diagnóstico de doenças que podem ser extremamente graves e, se não diagnosticadas precocemente, podem afetar a vida da criança para o resto dos seus dias.  É um teste que se tornou obrigatório no Brasil, em 1992, e desde então é oferecida a toda criança brasileira, pelo SUS e na rede particular de saúde."

 

Tendo conhecimento de determinadas doenças, o médico já inicia o tratamento e a prevenção de crises e o teste do pezinho está cada vez mais ampliado, ou seja, mais doenças entraram no rol do exame. Quando ele se tornou obrigatório, eram apenas duas doenças, mas hoje são aproximadamente seis males que podem ser descobertos precocemente. O ideal para fazer o teste do pezinho é logo depois de ter sido amamentado.

 

Clique no player acima e saiba mais sobre as doenças diagnosticadas no teste do pezinho nesta entrevista ao programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 05/06/2015 - 18:06 e atualizado em 05/06/2015 - 17:02

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.