Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Urologista diz que meninos devem visitar o especialista logo no início da vida

Os meninos devem ser examinados pelo urologista no mínimo uma vez por

O médico urologista dr. Diogo Mendes diz que o urologista é o médico do homem por natureza e portanto ele cuida de todas as questões relacionada à parte genital masculina e o desenvolvimento sexual do homem, além de órgãos como o rim e a bexiga. Mas o fator importante em relação às crianças é que o menino precisa ter o seu pênis e os seus testículos investigados assim que nasce, porque existe uma série de problemas relacionados ao pênis. Por exemplo, a ponta da uretra pode não estar na ponta do pênis e este pode ser micro-pênis e portanto precisa de tratamento e o testículo pode não estar na bolsa.

 

Estes primeiros exames devem ser feitos logo no primeiro mês de vida e o ideal é o urologista acompanhar o desenvolvimento do genital masculino, pelo menos uma vez por ano, para verificar se o pênis está crescendo adequadamente e se a cabecinha do pênis ou glande está saindo ou não, porque quando a glande não está exposta, a criança tem fimose e a fimose segura o crescimento natural do pênis. Ainda segundo o médico, tem que ser vista a questão hormonal e, vindo adolescência, tem que ver se está tudo normal, para evitar as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indeseja.

 

O acompanhamento ao ginecologista para as meninas, a partir dos 11 ou 12 anos, asssim os meninos também devem levados ao urologista. O médico também respondeu a perguntas de ouvintes sobre fimose, higiene e controle da urina e alerta que a higiene da cabeça do pênis diariamente previne o câncer do pênis.

 

Acompanhe as informações nesta entrevista ao Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.

 



Criado em 04/06/2015 - 00:13 e atualizado em 03/06/2015 - 20:50