Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Clamídia: A doença que pode atingir homens e mulheres

A clamídia pode afetar a fertilidade e dependendo da fase pode causar

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível pode afetar a fertilidade e também pode ser transmitida ao bebê durante o parto. O programa Cotidiano conversou com a ginecologista, Suely Resende, especialista em reprodução humana que vai falar mais sobre essa doença.  Ela explica que a clamídia é uma bactéria e é a doença sexualmente transmissível mais comum em todo mundo que atinge homens e mulheres.  O problema é que nem sempre apresenta sintomas e alguns pacientes já chegam no consultório apresentando sequelas e problemas graves em função da infecção pela clamídia.

 

A ginecologista explica quais são os sintomas comuns da doença. " Os sintomas mais comuns que aparecem tanto em homens como em mulheres é dor ao urinar, ardência. No homem pode aparecer como uma uretrite, infecção no  epidídimo, nos testículos e na mulher como um corrimento", alerta.

 

Segundo a ginecologista a longo prazo, na mulher, a clamídia sobe no colo do útero, se instala dentro das células do endométrio, vai para as trompas, chega perto dos ovários e pode fazer um abcesso tubo-ovariano, ocasionando febre alta, vômitos, e em fase aguda, causa processo infeccioso grave, com hemorragia interna e, na mulher grávida, até o aborto. Não é uma doença banal e não pode ser subestimada, inclusive os adolescentes devem tomar muito cuidado com as relações sexuais sem camisinha. 

 

Saiba mais sobre a DST Clamídia nesta entrevista ao Cotidiano, com o jornalista Alisson Machado, na Rádio Nacional de Brasília.



Camisinha masculina ou feminina: uso correto é a melhor prevenção

Criado em 23/07/2015 - 20:05 e atualizado em 23/07/2015 - 17:08