Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Encontro com o Escritor entrevista Marilda Castanha

A premiada autora e ilustradora mineira já publicou 13 livros

Marilda Castanha nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Desde pequena convivia com desenhos e histórias. Ela acredita que isso tenha influenciado seu gosto por histórias e livros. Já adulta, profissional, Marilda se deparou com uma questão: "O mais importante não era tanto a minha  habilidade de retratar, por exemplo, uma flor, isso a fotografia faz muito bem. O importante era a flor que eu criaria, a partir da minha experiência de vida. Isso foi determinante não só para conduzir meu trabalho de ilustração como também meu trabalho de narrativa e até como autora", afirma.

 

Marilda começou como ilustradora, a pedido de uma professora, ainda na faculdade de Belas Artes. Tomou gosto pelo trabalho.  "Nos anos 70, 80 estudar ilustração era um trabalho solitário, na base de pesquisas em livros nas bibliotecas e nas bienais. Não havia uma escola ou cursos de ilustração", conta.  

 

Depois passou para um trabalho autoral, de texto e ilustração, embore continue ilustrando para outros autores. Trabalha em casa, em Santa Luzia (MG), ao lado do marido, o também escritor e ilustrador Nelson Cruz.

 

Recebeu vários prêmios, como um Jabuti de Melhor Ilustração por "Pindorama, terra das palmeiras", e o Runner-Up do Concurso Noma, no Japão, além de ser indicada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) ao Prêmio Hans Christian Andersen.

 

Até agora publicou 12 a 13 livros de autoria e 70 a 80 livros como ilustradora de outros autores. Está saindo mais um livro este ano, "Contos ortográficos". Ela virá a Brasília em agosto em um projeto literário.

 

Para Marilda Castanha, "não existe literatura infantil. Existe literatura para todas as infância", declara.

 

Ouça toda entrevista na íntegra no player acima  da autora e ilustradora  Marilda Castanha  à jornalista Luiza Inez Vilela.

 

Confira o Encontro com o Escritor do programa Cotidiano, na Rádio Nacional de Brasília. 



Encontro com o escritor entrevista comediante Adriano Siri

Nelson Cruz escreve e ilustra, atualmente, suas próprias obras

Criado em 09/07/2015 - 13:52 e atualizado em 09/07/2015 - 14:14