Época de férias escolares é tempo que a criançada quer brincar, correr e pular , então é bom ficar atento à prevenção das lesões . O programa Cotidiano trouxe o médico ortopedista, responsável pelo Instituto do Joelho do Hospital do Coração de São Paulo, Renê Abdala para falar do assunto. O ortopedista fala sobre os locais que as crianças estão mais propensas a se machucarem. " Se analisarmos de maneira bem prática, vemos que elas se machucam no recreio da escola e quando estão brincando, na sala de aula obviamente ninguém se machuca. As férias são como um recreio o tempo todo e é pelo fato de deixá-las brincar mais, deixá-las mais soltas, faz com que as lesões aumentem", explica.
Segundo o o ortopedista a observação do adulto é importante quando a criança está brincando, porque se acontece alguma coisa deve observar se a lesão leve ou se é preciso levar ao pronto socorro. De acordo com o médico é importante lembrar que as lesões das crianças saram mais fácil e melhor do que no adulto pois o osso da criança é mais maleável.
Outra orientação de Renê Abdala é observar o corpo da criança, verificar se tem inchaço e desvio que pode significar uma fratura. Em caso de sangramento, sempre levar ao hospital porque os ferimentos devem ser limpos e preparados para cicatrizar de maneira adequada.
Ouça as dicas do médico especialista em traumas ortopédicos nesta entrevista ao Cotidiano na Rádio Nacional de Brasília.
Crianças apresentam altas taxas de colesterol