Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fique por dentro dos direitos e deveres dos empregados domésticos

Advogado tira dúvidas de como reduzir a jornada de trabalho e sobre a

A lei complementar Nº 150/2015 que regulamenta os direitos e deveres da categoria dos empregados domésticos. Para entender como esta lei afeta as relações com os empregados domésticos o advogado  Paulo Manuel Moreira Souto, procurador federal, criador e consultor do site direitodomestico.com.br, conversou com o programa Cotidiano.

 

Ele explica que a mudança na forma de contrato não pode ser  mudada de forma unilateral. Se já existe um contrato, só pode haver alteração contratual a partir de ambas as partes, ou seja, havendo um acordo. Caso deseje se fazer um contrato novo com jornada reduzida é possível desde que esta jornada não ultrapasse as 25 horas semanais, com salário reduzido. Entretanto isso não significa que o empregador está pagando abaixo, e sim proporcional às horas trabalhadas.

 

No caso da empregada doméstica que se recusar a assinar o ponto, o advogado enfatiza que a assinatura do ponto é obrigatória e se ele se nega a assinar está cometendo um ato de insubordinação e pode ser demitido por justa causa. Paulo Manuel Moreira Souto diz que o empregador tem que usufruir dos seus direitos,  e não pode ceder por capricho do empregado, porque o direito de um começa quando termina o do outro. 

 

Na opinião do advogado a lei Complementar Nº 150/2015 é mais benéfica para o empregador do que para o empregado, desde que o empregador utilize dos seus direitos. No entanto ele relata que esta relação é muito complicada e por isto tudo tem que ser bem conversado sobre direitos e deveres do empregado e do empregador.

 

Acompanhe a entrevista sobre o assunto na íntegra ao programa Cotidiano na Rádio Nacional de Brasília.

 

Ouça a entrevista completa no player acima.



Entenda o que muda nos direitos das domésticas após regulamentação

Domésticas da Amazônia ainda sonham com alguns direitos trabalhistas

Criado em 16/07/2015 - 20:35 e atualizado em 16/07/2015 - 19:46