Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tire suas dúvidas sobre expressões orais,verbos e regência

A editora , escritora e autora de colunas com dicas de português, Dad

O programa Cotidiano trouxe a editora, escritora e autora de colunas com dicas de português,  Dad Squarisi para tirar dúvidas sobre expressões orais. Ela explique que a palavra inconstitucionalissimamente significa não estar de acordo com a Constituição. Dad Squarisi, diz que seria mais fácil usá-la "de forma não constitucional", que quer dizer a mesma coisa, porque se fazer entender de primeira é melhor do que repetir porque o outro não entendeu. 

 

Outra dúvida de ouvintes foi se "por isso" se escreve junto ou separado. A escritora diz que a palavra colada não existe, somente separada. E como usar o verbo preferir? De acordo com Dad Squarisi, a regência é um calo no pé, no entanto este verbo já está bem estudado, ou seja, prefere-se uma coisa a outra. Por exemplo: prefiro cinema a teatro, prefiro ler a escrever, prefiro sair a ficar em casa, prefiro frango a carne, sempre assim.

 

 E qual a forma correta: A medida em que ou na medida que? Segundo Dad Squarisi existem duas formas para a palavra medida. A primeira é "à medida que" que significa à proporção que, ou seja, eu melhoro meu inglês à medida que pratico a pronúncia. E a outra é "na medida em que" significa causa, tendo em vista, por exemplo os casos de gripe aumentam no inverno na medida em que as temperaturas variam muito. 

 

Acompanhe as dicas de português da professora Dad Squarisi nesta entrevista ao Cotidiano na Rádio Nacional de Brasília.



Confira dicas de português no programa Cotidiano

Criado em 20/07/2015 - 21:03 e atualizado em 20/07/2015 - 18:00