O 1º Concurso Jovem Escritor - Uma Visão Cidadã foi dirigido a alunos de escolas públicas e do Sesi. As redações deveriam identificar e propor soluções para problemas das cidades do Distrito Federal nas áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade/preservação.
Os três melhores trabalhos em cada tema foram premiados com vale-compras de livros no valor de R$ 500,00 cada e as escolas dos primeiros colocados receberam vales-compra de R$ 1.000,00. As 100 melhores redações estão publicadas em um livro que vai compor a Coleção Jovem Escritor.
Ouça também:
Enem: dicas para perder o medo da redação
Pedro Henrique Verano, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF), entidade promotora do concurso, conta, em entrevista à jornalista Luiza Inez Vilela, no programa Cotidiano, como será feita a distribuição dos livros.
"Nós vamos distribuir os livros para a Secretaria de Cultura para fazer a distribuição junto às bibliotecas públicas, e para a Secretaria de Educação também. A nossa intenção é que ela distribua para as regionais de ensino, para justamente divulgar esse trabalho fantástico que esses alunos fizeram".
A entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Jovem Escritor foi feita nesta terça-feira (18), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. O evento faz parte da 1ª Semana de Comunicação Gráfica do DF que tem ainda várias ações. Entre elas, a doação de uma pedra litográfica ao Museu da Imprensa, peça que faltava para completar a coleção sobre indústria gráfica do museu.
Ouça no player acima a entrevista completa com os nomes dos vencedores do 1º Concurso Jovem Escritor - Uma Visão Cidadã.
O programa Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta, às 14h, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.