O quadro "É Assim que se Fala" do programa Cotidiano conversou nesta segunda-feira (3) mais uma vez com a professora, escritora e colunista de jornal, Dad Squarisi.
Respondendo a pergunta da ouvinte Maria, a professora explica que o advérbio que indica tempo é a preposição "A", por isso o correto é falar: "dou aulas às terças e quintas". O mesmo vale para horas, como no exemplo: "vou à aula às duas horas" ou "meu trabalho vai das duas às oito horas", assim como "nós nos encontramos todas às segundas-feiras, às duas e meia", explica.
Outra ouvinte quer saber se está correta a frase "se caso ele não puder". A professora explica que o "se" é uma conjunção que indica condição. No exemplo da ouvinte as partículas "se" e "caso" indicam condição. Então, para escrever corretamente é preciso escolher uma ou outra: "se ele não puder" ou "caso ela cair, vai machucar o dedo", "se eu acordar cedo, vou à ginástica".
Ja na frase: "trabalho tanto como ele", a professora explica que não está errada mas soa mal ao ouvido. Nesses casos, ela recomenda o uso do paralelismo, por esxemplo: "eu trabalho tanto quanto ele" ou "viajei tanto quanto Maria" ou "eu estudo tanto quanto você". "Gramaticalmente não é errado mas sempre que pudermos harmonizar conforme as paralelas, soa melhor ao ouvido", enfatiza.
Clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra, ao programa Cotidiano, com a jornalista Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.
Aprenda dicas de português no Assim Que Se Fala, do programa Cotidiano
Aprenda mais sobre acentuação no quadro "É assim que se fala"