Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

É assim que se fala: aprenda como não errar na grafia de palavras com X e CH

Tem dúvidas de português? Entre em contato com o programa Cotidiano

No quadro "É assim que se Fala", do programa Cotidiano desta segunda-feira (17), a escritora e professora de Portugues, Dad Squarisi, explicou aos ouvintes como não errar na hora de escrever palavras com x ou ch. 

 

A ouvinte Eliana, de Sobradinho, tem dúvidas de como escrever a palavra enxergar. De acordo com a professora, sempre que tem um ditongo, como é o caso do "en", então em seguida, vem o X. Por exemplo: enxergar, enxoval, enxofre. Mas tem exceção? Tem, porque existe uma regra que diz, "a família acima de tudo". "Então, por exemplo, se a família é escrita com ch, os derivados ou filhos vem tudo com ch. É o caso de cheio, encher, enchente, porque a palavra principal vem com ch então os filhotes vem com ch", explica.

 

A próxima dúvida é do Edvaldo, do Núcleo Bandeirante. Ele quis saber se "enfim" é junto ou separado. Dad Squarizi explica que enfim é sempre junto, porque é a união das palavras em mais fim. Exemplo: ele foi à França, a Inglaterra, a Holanda e enfim a Portugal, onde ficou mais tempo.

 

Ouça as outras dicas da professora de Português nesta entrevista ao Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



É assim que se fala: confira as dicas do uso correto das preposições

Aprenda mais sobre acentuação no quadro "É assim que se fala"

Criado em 17/08/2015 - 20:22 e atualizado em 17/08/2015 - 17:04