Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Biblioteca digital oferece 4 mil títulos acessíveis para deficientes visuais

A Dorinateca, implantada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos,

Pessoas com deficiência visual contam com biblioteca digital com mais de 4 mil títulos, em formato acessível online: é a Dorinateca. Criada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, a biclioteca oferece não apenas leitura, mas também download e impressão em braille.

 

O superintendente da Fundação, Ademir Filho, explica que até ontem, a fundação distribuia os livros por meio de uma biblioteca circulante, via Correios, para todo país, com um trâmite grande de envios e remessas, o que limitava a própria leitura, porque se a obra estava emprestada para alguém, formava uma fila de espera de leitores.

 

"O leitor com deficiência visual ganha duas vantagens: primeiro porque tem disponibilidade das obras quando quiser e precisar; e a segunda é a possibilidade de baixar as obras em formato digital eletrônico, acessível ou em braille, podendo imprimir", esclarece Ademir Filho. No entanto, ressalta que o sistema antigo com a utilização dos Correios vai continuar.

 

Para o superintendente os cegos leem mais que os não cegos: "na fundação com o nosso sistema que limita um pouco o tipo de leitura, as pessoa com deficiência visual leem em média nove títulos por ano, enquanto a leitura do brasileiro não chega a um título ou um título e meio", explica. 

 

Para acessar a biblioteca digital clique aqui

 

Confira esta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Invez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Entenda a importância do Braille na vida ds pessoas com deficiência visual

Criado em 03/09/2015 - 20:00 e atualizado em 03/09/2015 - 16:51