A campanha "Movimento Vai Por Mim" alerta para o câncer do intestino. O objetivo é enfatizar a necessidade da prevenção, que é feita principalmente pelo exame de colonoscopia. Para falar do assunto, o Cotidano conversou com a oncologista especialista no tratamento do câncer do intestino, e presidente da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer do Intestino, Angelita Gama.
Ela conta que a incidência da doença tem crescido no Brasil, apenas este ano são esperados 32 mil novos casos da doença. Segundo a especialista, os fatores hereditários e alimentares são os que mais pesam na ocorrência da doença, particularmente as dietas com muitos conservantes, aditivos, gordurosas, muito fumo e álcool.
A oncologista diz que a maioria das pessoas evita colonoscopia, mas o exame em si é rápido, é feito sob sedação e a pessoas não percebe que fez. Angelita Gama explica que o exame deve ser feito a cada cinco anos, em especial para quem já teve casos de câncer na família, ou a partir de 50 anos, para quem não sente nada e não tem antecedente familiar.
Saiba mais sobre o câncer de intestino, prevenção e tratamento nesta entrevista ao programa Cotidiano, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação de Luiza Inez Vilela.
Estomaterapia: professora esclarece dúvidas sobre o assunto
Especialistas apresentam inovações no tratamento do câncer urológico